Comissão Técnica PASST.PT

 

rafael ribas

Rafael Ribas

Engenheiro Mecânico licenciado na FEUP com mestrado em Mecânica do Fluidos pelo Von Karman Institut em Bruxelas. Iniciou a sua actividade profissional em 1975 como assistente no Gabinete de Fluidos e Calor da FEUP. Nos anos 1977/78 trabalhou no Sector de Protecção do Ar da Secretaria de Estado do Ambiente em estudos de dispersão de poluentes na atmosfera e sua análise estatística. Em  1978/80 colaborou como investigador externo no Gabinete de fluidos e Calor em projectos de investigação de energia solar – desenvolvimento de colectores a ar de fachada e Casa Termicamente Optimizada. Em 1982 formou a empresa Vajra Lda – actualmente distribuidora de produtos de AVAC - onde é o sócio gerente e director técnico, tendo orientado vários milhares de instalações solares. No edifício da actual sede da Vajra implementou um sistema de ar condicionado solar. Foi vice-presidente do solar térmico na APISOLAR entre 2007 e 2009 onde hoje exerce funções de consultor. Em 2007, criou a marca RIGSUN de sistemas solares sendo comercializada pela empresa Conforis que faz parte do grupo Vajra.

bruno caramelo

Bruno Caramelo

Técnico especializado de Electrónica Industrial - Automação e Robótica.Iniciou a sua actividade profissional em 1998 na empresa Dalcanal-Componentes Eléctricos e Telecomunicações,SA como promotor de vendas, assistência técnica e prospeccção industrial. Posteriormente foi transferido dos quadros da empresa Mais Automação,Lda onde exerceu funções de técnico comercial, angariador de clientes, prospecção de mercado e apoio técnico. Foi Delegado Comercial, sendo responsável pela gestão do reforço de implementação em Portugal da empresa Marechal España. Exerceu funções de Técnico Comercial na Grundfos Portugal,SA, onde acompanhou e desenvolveu soluções para a indústria. Actualmente é Responsável de Projecto nas Bombas Wilo-Salmson, acompanhando e apoiando projectistas, sendo também responsavél pela divulgação de novas soluções.

Foto Nao Disponivel

Artur Varanda

Engenheiro Técnico Mecânico, iniciou a sua atividade profissional em 1989 como Delegado de Vendas da ROCA Portugal, Lda, nas divisões de aquecimento e ar condicionado. Atualmente é responsável pelo Departamento Técnico da BAXI – Sistemas de Aquecimento, Unipessoal, Lda, cargo que desempenha desde 1995, com funções de coordenação do Centro de Formação e do serviço pós-venda BAXIROCA.

goncalo calcinha

Gonçalo Calcinha

Licenciado pelo ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, iniciou a sua carreira em 2005 como membro do back-office técnico da ANECRA – Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel. Em 2006 integra os quadros da empresa Ao Sol – Energias Renováveis, S.A. onde desempenhou funções de técnico-comercial. De 2007 a 2009 desempenhou funções como responsável técnico para Portugal da Sonnenkraft Espanha. Desde 2009, assume o cargo de director técnico da Sonnenkraft Portugal.

pedro adao

Pedro Adão

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Fez o trabalho final de curso no Laboratório Nacional de Energia e Geologia sobre a análise e controlo de uma máquina de absorção. Integrou o departamento de Investigação e Desenvolvimento da Ao Sol, onde trabalhou durante 4 anos. Esteve nomeadamente envolvido no projecto, construção e ensaio de protótipos de chillers de absorção para climatização solar. Participou em diversos projectos de investigação, nacionais e internacionais.  Actualmente trabalha em projecto de soluções com solar térmico e fotovoltaico.

joao oliveira

João Oliveira 

Engenheiro Mecânico licenciado no Instituto dos Pupilos do Exercito com pós-graduação em Gestão e Organização Industrial pela Universidade Lusófona onde recebeu o prémio IAPMEI. Colaborou entre 1989 e 1990 com o Centro de Estudos em Economia de Energia, dos Transportes e de Ambiente (CEEETA) tendo sido responsável técnico do programa VALOREN. Co-fundador de diversas associações e empresas no sector das energias Renováveis onde se destaca o Active Solar Thermal Industrial Group (ASTIG), ENERPURA SA e Associação Portuguesa da Industria Solar, exercendo actualmente, nesta última, os cargos de membro do conselho directivo e Presidente da Assembleia Geral da APISOLAR, acumulando o cargo de Director de Projectos Especiais da AO SOL Energias Renováveis, SA.

miguel gomes

Miguel Gomes

Técnico Especializado e detentor do CAP de Instalador com alargada experiencia na área do Solar. Entre 1998 e 2007 desempenhou funções de Gestor Nacional na Área de negócio do Solar na Digal SA, entre 2007 e 2008 exerceu a funções na Vajra Lda como Técnico/Comercial nas zonas norte e centro de Portugal. Durante o ano de 2009 foi supervisor Nacional da área comercial de Solar Térmico da Sotecnisol SA. Desde 2010 é o Gestor Nacional de produto na área do Solar Térmico e Fotovoltaico na Canalcentro SA.

andre cruz

André Cruz

Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo de Energia e Termodinâmica Aplicada pelo Instituto Superior Técnico. Trabalhou no ISQ, no Dimensionamento e Instalação de Sistemas Solares Térmicos. Possui o Curso de Perito Qualificado no SCE com o Módulo Técnico RSECE-QAI, o Módulo Técnico RSECE- Energia pelo ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) e o Módulo Técnico RCCTE pelo LNEC- Laboratório Nacional Engenharia Civil ambos reconhecidos pela ADENE – Agência para a Energia. Foi investigador em políticas Energéticas e Energias Renováveis para o RCESD – Research Centre on Energy and Sustainable Development no Instituto Superior Técnico. Trabalhou 2 anos para a FRANCE AIR-Portugal como responsável da equipa de consultoria a Gabinetes de Projeto. Atualmente, integra o Grupo BOSCH como coordenador da Equipa de Consultadoria a Gabinetes de Projeto desempenhando funções de Consultoria no mercado da Construção no dimensionamento de sistemas complexos de AVAC, Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos; de Desenvolvimento de Soluções chave-na-mão para Promotores Imobiliários, Empreiteiros e Donos de Obra; de Coordenação da equipa de promoção junto de Promotores e Gabinetes/Ateliers de Projeto das marcas VULCANO e BUDERUS; de Dimensionamento de Sistemas não convencionais como Bombas de Calor Geotérmica, Cogeração, e Sistemas de venda de entalpia para aplicação em edifícios Terciários; de Acompanhamento e Supervisão dos Comissionamentos de Grandes Obras com Apoio a Gabinetes de Fiscalização e Projetistas na relação em Obra com o Empreiteiro; e de Conferencista/Orador convidado em inúmeras Conferências, Seminários, Workshops e Jornadas Técnicas.

nany foto passe

Hernany Silva

Licenciado em Ciências Sócio-Militares pela Academia Militar e em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Conta com formação complementar ao nível da logística pela OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, e pelo MOD, Ministério de Defesa dos Estados Unidos. É formador convidado do CENFIM para o Curso de Instaladores de Sistemas Solares Térmicos e Técnicos de Sistemas Solares Fotovoltaicos e já foi formador convidado do ISQ para o Curso de Instaladores de Sistemas Solares Térmicos. A nível de experiência profissional, já foi Diretor Técnico e de Produção de uma empresa de equipamentos e prestação de serviços de ambiente, o responsável pelo desenvolvimento e atividade de empresa do ramo de aluguer no mercado espanhol, o responsável (sócio e gerente) pelo desenvolvimento e atividade de um Master Franchising, no ramo automóvel, para os mercados de Portugal, Espanha, Brasil e PALOP’s, assim como o responsável pelo desenvolvimento e atividade de aluguer e venda de veículos elétricos. Atualmente, é o Responsável (sócio e gerente) pelo desenvolvimento e actividade da ATON e representante da SUNSET Solar e da SOREL.

CRC

Cátia Correia

Engenheira Electromecânica licenciada pela EST, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Em 2005 integrou os quadros técnicos da Caleffi, onde desempenhou funções de apoio ao projecto/orçamentação de soluções radiantes, acompanhamento de obra e apoio técnico. Em 2011 passou a ser responsável pelo departamento de soluções radiantes, por a coordenação de formação desenvolvidas pela Caleffi na zona Sul e ainda por o apoio técnico na zona Sul.

Joana Peleja PB

Joana Peleja Madureira

Engenheira Mecânica, licenciada pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2007. Iniciou a sua actividade profissional em 2009 na empresa Occam, ocupando o cargo de Analista Especialista, ficou responsável pela Gestão de frotas, pelo Projecto eco-condução Portugal e pela Eficiência energética. Concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica, em 2010 na Universidade Técnica de Lisboa. Um ano após ao mestrado integrou o quadro do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (INETI). Actualmente exerce a actividade de formadora, colaborando em diversas instituições de ensino e formação profissional, onde lecciona as disciplinas de Tecnologia e processos, Organização Industrial e Práticas Oficinais e ocupa cargos de direcção de turma de cursos de energias renováveis e mecatrónica automóvel.

tiago teixeira

Tiago Teixeira

Licenciado em Engenharia Mecânica, no ramo de Energia e Termodinâmica Aplicada, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Começou o seu percurso profissional na empresa Evac – Equipamentos de Ventilação e ar Condicionado, onde desempenhou o cargo de Comercial/Orçamentista, Gestor de Projectos e Gestor de Obra, ficando responsável pela elaboração e acompanhamento de propostas comerciais, apoio ao instalador em obra, apoio/acompanhamento de gabinetes de projecto, selecção de equipamento de ar condicionado. Posteriormente fez formação profissional de Técnico Instalador de Sistemas Solares Térmicos no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade. Tirou ainda curso de Soluções Solares Térmicas e Dimensionamento de Soluções Solares Térmicas na BOSCH TERMOTECNOLOGIA, SA. Em 2008 integrou o Grupo BOSCH onde desempenhou o cargo de Formador, ficando responsável por leccionar uma Formação a Instaladores, Projectistas e Comerciais de sistemas solares, aquecimento e águas quentes sanitárias. Ficou também responsável pela gestão de informação técnica de caldeiras murais de média e grande potência no mercado Nacional e pela Gestão da estrutura documentacional interna das marcas Vulcano, Junkers e BUDERUS. Actualmente é Engineering and Projects Manager, responsável pela Consultoria a Gabinetes de Projecto a nível Nacional e reporting ao Director Geral, prestando apoio aos Chefes das marcas Vulcano, Junkers e Buderus.

foto JooSaraiva

João Filipe Saraiva

Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica Aplicada pelo Instituto Superior Técnico, em 1999 e pós-graduação em Engenharia e Gestão de Tecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, em 2006. Possui o curso de Projetista de Instalações Solares Térmicas e o curso de Técnico Instalador de Sistemas Solares Térmicos assim como os módulos técnicos de Perito Qualificado RSECE-QAI, RSECE-Energia, RCCTE, pelo ISQ. Iniciou a sua atividade profissional na Ao Sol, em 2000 na qual colaborou durante o total de 6 anos, primeiro como técnico em sistemas solares térmicos e depois como projetista e gestor de projetos. Foi ainda Técnico Superior nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra com responsabilidade no sector da manutenção durante 4 anos. Atualmente colabora com a Hemera Energy, como consultor técnico nos projetos de energia solar térmica, climatização e energia solar fotovoltaica. E ainda membro fundador do Portal das Energias Renováveis e do site Eficiência Energética.

 

Voltar à PGES.PT

  • son

  • 2

  • 5

  • 6

  • 7

  • 9

  • 10

  • 11

  • 12

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17

  • 18

  • 19

  • 19

  • 19 

  • 19  

  • 19

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19     

  • 19     

  • 19    

  • 19   

  • 19 

  • 19