Comissão Técnica

marcio matos

Márcio Matos

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela FCTUC em 2004, completou posteriormente em 2008 o MBA Tailor Made do Grupo Martifer.
Iniciou a carreira na Siemens SA, no serviço de suporte internacional às tecnologias GSM e UMTS e está desde Setembro de 2006 no Grupo Martifer, onde já exerceu funções no departamento de Projecto. Desde Outubro de 2007 que exerce funções de Director Comercial e de Desenvolvimento de Negócio para novos mercados na Martifer-Solar. Como orador, participou em diversos Seminários, Conferências e Grupos de Trabalho em Diversos países da Europa e África, como por exemplo Portugal, Espanha, Inglaterra, Bulgária, Senegal, Gana ou África do Sul, organizados por diversas Universidades, Organizações Públicas e Privadas. Alguns dos temas apresentados foram “Técnicas e tecnologias de energia solar fotovoltaica integrada em edifícios”, “Progress in power generation Technologies – Solar ”, “O Desenvolvimento Sustentável e a Energia Fotovoltaica”. Na vertente formativa leccionou alguns dos módulos em edições da Pós-Graduação organizada pela TUV Rheinland em Portugal.

domingos morgado

Domingos Morgado

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - Ramo de Automação e Robótica, pela Universidade de Coimbra. Durante a sua formação académica foi Técnico de I&D no projecto PalmNose desenvolvido pelo DEEC da Universidade de Coimbra. Iniciou a sua carreira como Engenheiro de Desenvolvimento na empresa SRE-Soluções Racionais de Energia, onde desenvolveu sistemas e aplicações de pilhas de combustivel e solar fotovoltaico, bem como projectos de conversores DC/DC e de electrónica de potência. Actualmente é Responsável Técnico de Projectos na empresaECOPOWER, onde dirige projectos, é responsável pelo acompanhamento, inspecção e fiscalização de obra e respectiva gestão de clientes.

joao garrido

João Garrido

Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Entre 2008 e 2009 foi Country Manager da Holding K-Solar, empresa que actua no mercado das energias renováveis, nomeadamente ao nível da distribuição de equipamento fotovoltaico, tendo sido responsável pelo desenvolvimento e implementação da empresa em Portugal. Desde 2010 exerce funções na Fluitecnik Sunenergy, onde é responsável comercial e pelo desenvolvimento de negócios nos seguintes mercados mundiais: Portugal, Brasil, Reino Unido e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

pedro adao

Pedro Adão

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Fez o trabalho final de curso no Laboratório Nacional de Energia e Geologia sobre a análise e controlo de uma máquina de absorção. Integrou o departamento de Investigação e Desenvolvimento da Ao Sol, onde trabalhou durante 4 anos. Esteve nomeadamente envolvido no projecto, construção e ensaio de protótipos de chillers de absorção para climatização solar. Participou em diversos projectos de investigação, nacionais e internacionais.  Actualmente trabalha em projecto de soluções com solar térmico e fotovoltaico

andre antunes

André Antunes

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, inicia-se como Analista de Processos de Qualidade na PT Inovação em 2001. Posteriormente, integra a equipa da Triestrutura- Empresa de Construções como Técnico de Qualidade, função que continua a desempenhar na Engigás e Engibrás. Na VMGás- Sociedade de instaladores de gás, foi Responsável da Qualidade e Marketing até 2008. Actualmente, é o Key Account Manager da AS Solar, sendo responsável pelo desenvolvimento e análise do mercado fotovoltaico em Portugal.

foto luis marques.pb

Luís Marques

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FCTUC. Iniciou a sua carreira profissional na Portucel Embalagens SA no departamento de manutenção, integrando o processo de implementação de um sistema de gestão de manutenção CMMS. Desenvolveu os seus primeiros projetos na área solar térmica e fotovoltaica, em 2008 na empresa Volter desempenhando funções técnico/comerciais, especializando-se nos sistemas térmicos NAU-GMBH. Desde Dezembro de 2009, integra o departamento de Operação e Manutenção na Martifer Solar S.A. onde desempenha como principais funções: monitorização, reporting e acompanhamento de indicadores de performance a cerca de 40MW (até à data), elaborando análises e estudos que permitem a otimização da performance dos parques fotovoltaicos face a elementos externos.

ricardo novaes

Ricardo Novaes

Licenciado em Comunicação Empresarial e Marketing pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial e com uma Pós Graduação em Energias Renováveis pela TÜV Rheinland Portugal, já foi Consultor de Comunicação na Cidot Estúdio de Comunicação e Junior Product Manager na Delegação da AICEP de São Francisco. Começa a sua atividade no sector energético em 2008, na Hemera Energy Solutions, como Key Account Manager com a Direção de clientes com a prospeção, venda e acompanhamento de soluções de energias renováveis e eficiência energética, relação com clientes, planificação de estratégias de vendas, coordenação de redes de agentes e eventos de formação em escolas. Em 2010, integra a equipa da RPP Solar, como Diretor de Marketing e Comunicação. Atualmente, é o Delegado Comercial para Portugal-Vendas, Produto, Marketing &Compras na IBC Solar com as funções de distribuição de componentes fotovoltaicos para a produção de energia, gestão de toda a atividade comercial para Portugal, gestão de carteira de clientes, gestão e procurement de projetos, gestão de Marketing, a prospeção de novos clientes e criação de parcerias estratégicas.

nany foto passe


Hernany Silva

Licenciado em Ciências Sócio-Militares pela Academia Militar e em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Conta com formação complementar ao nível da logística pela OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, e pelo MOD, Ministério de Defesa dos Estados Unidos. É formador convidado do CENFIM para o Curso de Instaladores de Sistemas Solares Térmicos e Técnicos de Sistemas Solares Fotovoltaicos e já foi formador convidado do ISQ para o Curso de Instaladores de Sistemas Solares Térmicos. A nível de experiência profissional, já foi Diretor Técnico e de Produção de uma empresa de equipamentos e prestação de serviços de ambiente, o responsável pelo desenvolvimento e atividade de empresa do ramo de aluguer no mercado espanhol, o responsável (sócio e gerente) pelo desenvolvimento e atividade de um Master Franchising, no ramo automóvel, para os mercados de Portugal, Espanha, Brasil e PALOP’s, assim como o responsável pelo desenvolvimento e atividade de aluguer e venda de veículos elétricos. Atualmente, é o Responsável (sócio e gerente) pelo desenvolvimento e actividade da ATON e representante da SUNSET Solar e da SOREL.

foto Pedro Serodio

Pedro Serôdio

Bacharel em Engenharia de Sistemas das Telecomunicações e Electrónica, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Conta com certificações profissionais no âmbito de Projectista e Instalador ITED, pela ANACOM e Técnico Instalador de Sistemas Solares Térmicos, pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).É formador nas áreas da Electrónica, Automação, Microcontroladores e Energias Renováveis. Coordenador do curso de Energias Renováveis - Vertente Solar, na Escola Profissional de Almada.

carlos igrejas pb

Carlos Igrejas

Licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa (FCT-UNL) em Engenharia do Ambiente – Especialização em Ambiente, em 2004. Completou em 2008 o Master Europeo en Energías Renovables, pela Universidad de Zaragoza – Centro Politécnico Superior – CIRCE. Iniciou a sua carreira em 2004 como consultor ambiental, na AMBIENTAR, Consultores em Ambiente, LDA. Posteriormente integrou a equipa da CONSULGAL Hungaria, KFT, no qual, entre outras tarefas, foi responsável por preparar o Sistema de Qualidade (SQ) da empresa segundo a norma ISO 9001:2000 e apoiar a implementação do Grupo português no mercado de consultoria Húngaro. Desde 2010 até ao momento, é o Key Account Manager da empresa HEMERA ENERGY e IKAROS HEMERA, uma empresa com sede em Lisboa, Madrid, Barcelona e Málaga, especialista no desenvolvimento e instalação de projectos “chave na mão” para a produção descentralizada de energia e eficiência energética.

hugofonte pb

 

Hugo Fonte

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores – Ramo Energias Renováveis e Sistemas de Potência, pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, tem formação complementar em Certificação Energética e Gestão de Energia em Edifícios. Iniciou a sua actividade profissional em 2011 como Eng.º Responsável de Área – (Contrato de Outsourcing com AutoEuropa). Em 2007 iniciou a sua actividade na SelfEnergy, S.A. como Energy Audit Manager, desempenhando funções de Technical Coordinator desde 2009 até à data.

foto Nuno Romao

Nuno Romão

Concluiu o Master em Gestão Comercial e Marketing em 2003 e, recentemente, o MBA em Energias Renováveis (2010/2011). Tem como base o bacharelato em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência e frequência no C.E.S.E. de Engenharia e Electrónica Industrial. Iniciou a sua actividade profissional em 1995, como Engenheiro Electrotécnico na Faviprojecto. Em 1997 integrou a ABB, onde teve participações em diversos projectos, tais como colaboração no Parque Eólico de Vila de Lobos, projectos para ampliação de Instalações Existentes e Licenciamento das mesmas e acompanhamento da Obra do Aproveitamento Hidroeléctrico de Odeleite (Algarve). Posteriormente foi colaborador da ACTA, na execução de Obras de Chave na Mão. Actualmente é Engenheiro da REXEL, onde desempenha funções de Gestor de Produto Industrial/Energias Renováveis.

foto andr coutinho

André Coutinho

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, iniciou a sua carreira na Philips em Eindhoven (Holanda) com um estágio profissional e encontra-se desde 2008 no Grupo Martifer. Inicialmente exerceu funções na área de Investigação e Desenvolvimento e de momento integra a divisão de sistemas isolados do departamento de “Business Support” da Martifer Solar. Desenvolveu e acompanhou a instalação de diversos projectos em Portugal, no Turquemenistão e em Moçambique. Participou como orador na “Charla Técnica de Arquitectos” em Lima no Peru, leccionou os módulos de sistemas isolados em edições de uma Pós-Graduação em Energias Renováveis organizada pela TUV Rheinland em Portugal e realiza diversas acções de formação a clientes e afiliadas.

filipe pereira

Filipe Pereira

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (I.S.E.P, 2008). Formador no CENFIM no módulo de Electricista de Instalações, ESTEL e FORAVE onde lecciona actualmente o curso técnico Instalador de Energia Solar Fotovoltaica. Actualmente é Professor do ensino secundário, nas áreas de Energias Renováveis, Electrotecnia, Electrónica, Automação e Telecomunicações. É o co-autor do Livro Curso Técnico Instalador de Energia Solar Fotovoltaica (http://www.engebook.com/2/7478/Curso-Tecnico-Instalador-de-Energia-Solar-Fotovoltaica-Inclui-CD) e Laboratórios de Energia Solar Fotovoltaica (http://www.engebook.com/2/7372/Laboratorios-de-Energia-Solar-Fotovoltaica). É coordenador da área de Automação/Electrónica e lecciona várias formações de nível IV e nível V na ATEC – Academia de Formação da SIEMENS, AUTOEUROPA E BOSH e CCILA. Coordena projectos de reciclagem e formação a quadros médios de empresas e docentes do ensino secundário nas áreas de Electrónica/Electrotecnia/Energias Renováveis, das Telecomunicações e Automação Industrial. É autor de artigos na revista nacional “Renováveis Magazine” e em revistas internacionais, tais como Mecatrônica Atual, Saber Eletrônica e Electrônica Total no Brasil. É Formador reconhecido pelo Conselho Científico Pedagógico Formação Contínua (CCPFC) nas áreas das Tecnologias Educativas (Aplicações da Electrónica Digital) e nas Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da informática), Energias Renováveis e Automação Industrial; Realizou projectos de investigação de energia solar fotovoltaica e eólica em Escolas; É Coordenador, orientador e Júri das provas de aptidão profissional dos cursos profissionais de Electrotecnia. Neste momento efectua Coordenação e Projecto de obras nas áreas da energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa na empresa KleanEnergie4Life LDA.
peer-olav

Peer-Olav Schmidt

Licenciado em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia em Osnabruck, Alemanha, começou o seu percurso profissional como comerciante no sector da distribuição alimentar em Bad Zwischenahn na Alemanha. Iniciou a sua actividade em Portugal em 1998 na empresa REHAU em Lisboa, onde desempenhou funções de Técnico comercial no sector automóvel. Em 1999 entrou no sector energético na empresa Atlantic Sistemas Energéticos S.A. no Algarve onde foi Gestor de vendas e de Marketing no ramo das energias renováveis. Trabalhou também para a SWM como director de departamento das energias renováveis, na SCHUCO Internacional KG como director comercial e é hoje consultor independente em empresas alemãs, portuguesas e angolanas.

 

 

  • son

  • 2

  • 5

  • 6

  • 7

  • 9

  • 10

  • 11

  • 12

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17

  • 18

  • 19

  • 19

  • 19 

  • 19  

  • 19

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19     

  • 19     

  • 19    

  • 19   

  • 19 

  • 19